Usuários ConstruaNegócios
Usuário  
Senha
Quero me cadastrar  |  Esqueci minha senha
Busca
RSS Adicionar aos favoritos Siga-nos no Twitter Confira a edição

 
 
 
 
     
       
 
   
 
 


Tenha uma obra ecologicamente correta utilizando o concreto sustentável da votorantim
O concreto ecológico, produzido a partir do aproveitamento de alguns resíduos, reduz impactos ambientais.
Tenha uma obra ecologicamente correta utilizando o concreto sustentável da votorantim
Foto: Divulgação
Cada vez mais presente em debates, a sustentabilidade é algo almejado por todas as empresas que se importam com sua responsabilidade social. E não seria diferente para as companhias envolvidas no setor de construção civil, seja no fornecimento de materiais, ou na escolha de produtos que sejam biodegradáveis em sua composição, como o concreto sustentável.

Se você quer reduzir o impacto ambiental gerado por sua construção ou reforma no meio ambiente, uma boa opção é a escolha e uso apenas de materiais que sejam biodegradáveis, e que ao mesmo tempo possuam produtos recicláveis na composição. Além de reaproveitar os entulhos descartados em obras anteriores, você irá evitar o uso de resíduos que demoram muito tempo para se decompor na natureza. A produção do concreto sustentável se dá por meio da etapa de coprocessamento de resíduos.

O que é e como funciona o coprocessamento de resíduos?

Em média, os resíduos de descarte, sobra e demolição do setor de construção civil são mais de 58 milhões de toneladas anualmente. A tecnologia consiste na utilização desses resíduos como substituto de combustível e matérias primas não renováveis utilizadas na produção do cimento, especificamente na fase da moagem do calcário.

A tecnologia de coprocessamento, utilizada na produção de concreto sustentável, é uma solução para o problema de geração de resíduos, diminuição da dependência das fábricas de concreto de combustíveis fósseis para seu funcionamento, e preservação dos recursos naturais do meio ambiente. Tudo isso sem gerar nenhuma alteração na qualidade do cimento gerado. Hoje, a maioria das empresas de cimento da Votorantim estão preparadas e licenciadas para a execução desse processo.

O volume de resíduos co-processados pela Votorantim Cimentos contribuiu para a redução da emissão de mais de 200 mil toneladas de C02 em 2016, o que seria emitido por 1.700 caminhões dando uma volta ao redor da terra.

Concreto Sustentável Votorantim

Sua composição possui a adição de diferentes resíduos, como pneus triturados, materiais provenientes da própria construção civil e até mesmo sílica feita com a casca do arroz. A escolha e utilização de um concreto sustentável é uma forma eficiente de colaborar com o tratamento ambiental adequado desses materiais, e reduzir o impacto das suas construções no meio ambiente.
Além do benefício para o meio ambiente, o concreto com brita de borracha ajuda instituições sociais que trabalham com a coleta e venda desse tipo de material. Um bom exemplo da utilização na prática do concreto ecológico é a obra do calçadão da Praça da Sé, no centro da capital paulista. A obra foi inteiramente feita com concreto produzido a partir de britas de borracha, produto fornecido pela Engemix, empresa de fornecimento de concreto em grande escala da Votorantim Cimentos.

Em resumo, a escolha e utilização de um concreto sustentável é benéfica para o meio ambiente, para as instituições sociais envolvidas na coleta de materiais e, claro, para as construtoras e incorporadoras, que atuam com responsabilidade social e mantém a qualidade das suas construções.

FONTE: Mapa da Obra


« voltar | versão para impressão | enviar notícia por email | topo