Usuários ConstruaNegócios
Usuário  
Senha
Quero me cadastrar  |  Esqueci minha senha
Busca
RSS Adicionar aos favoritos Siga-nos no Twitter Confira a edição

 
 
 
 
     
       
 
   
 
 


Construção civil leva capacitação sobre ética e compliance para Cascavel
O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário.
Construção civil leva capacitação sobre ética e compliance para Cascavel
Foto: Divulgação
O seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.

Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, o evento desta quarta-feira (06/12), que terá início às 13h30, no auditório do Sinduscon de Cascavel (PR), dá continuidade ao processo de disseminação do tema. Com realização pelo Sinduscon/Paraná-Oeste e apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, CAU/PR, CREA/PR, FIEP e Univel, o encontro de Cascavel mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário. A jurista, ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon, confirmou presença em painel que discutirá a Ética e Compliance na Construção.

Também participam do seminário o cientista político Leonardo Barreto; Marco Antônio Guimarães, gerente executivo Jurídico de Riscos e Compliance do Sistema Fiep; Andréa Cristiane da Silva, gerente de Controle Interno, área responsável pela gestão dos assuntos de Ética e Compliance da Plaenge, e Lino Gaviolli, consultor Siemens.

A CBIC apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

Projeto desenvolvido em correalização com o Sesi Nacional oferece ferramental inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil, e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

“A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas, da economia e da sociedade Brasileira, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), comissão técnica da CBIC responsável pelo projeto.

FONTE: CBIC

> Ver a matéria completa


« voltar | versão para impressão | enviar notícia por email | topo