Usuários ConstruaNegócios
Usuário  
Senha
Quero me cadastrar  |  Esqueci minha senha
Busca
RSS Adicionar aos favoritos Siga-nos no Twitter Confira a edição

 
 
 
 
     
       
 
   
 
 


Conheça os diferentes tipos de brita na construção e decoração
Famosa na construção civil para diversos fins, a brita também pode ser encontrada na decoração de áreas externas.
Conheça os diferentes tipos de brita na construção e decoração
Foto: Divulgação
A famosa e popular brita, também conhecida como pedra britada, é um material muito utilizado na construção civil, servindo como um agregado em misturas de concreto, asfalto e argamassa ou, então, utilizado no seu estado natural em base de pavimentos.
A brita é resultado do processo de fragmentar, ou triturar, vários tipos de rochas duras de blocos maiores. Elas são extraídas de maciços rochosos, como granito, gnaisse, basalto e calcário, com auxílio de explosivos. Para a brita ficar da forma como é conhecida, ela passa por um processo de trituração, conhecido como britagem, e por peneiramento após a detonação da rocha.
Cada brita exibe um tamanho e granulometria diferente, para saber essas diferenciações, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece a norma NBR 7211. Assim é possível identificar cada tipo e sua funcionalidade. A Votorantim Cimentos tem uma gama de britas para diferentes aplicações. Confira:

Brita 5/8
Aplicação: concretos especiais, pavimentações asfálticas especiais e obras com exigências específicas.

Brita 0
Aplicação: confecção de massa asfáltica, concretos em geral, lajes pré-moldadas, estruturas de ferragem densa, artefatos de concreto (pré-moldados), chapiscos e brita graduada para base de pistas.

Brita 1
Aplicação: confecção de massa asfáltica, concretos em geral, lajes pré-moldadas, estruturas de ferragem densa, artefatos de concreto (pré-moldados), chapiscos e brita graduada para base de pistas.

Brita 2
Aplicação: confecção de concreto em geral e drenagem.

Brita 3
Aplicação: reforço de subleito para pistas de tráfego pesado e lastros de ferrovias.

Brita 4 ou Macadame
Aplicação: fossas sépticas, sumidouros, gabião, reforço de subleito para pistas de tráfego pesado, lastros de ferrovias e concretos ciclópicos.

Bica Corrida
Aplicação: aterro, base e sub-base de pavimentos e regularização de áreas.

Brita graduada simples e graduada tratada com cimento (BGTC)
Aplicação: subleitos para pistas de tráfego pesado.

Brita na decoração
Mesmo muito famosa e utilizada na construção civil, a brita também tem seu espaço em ambientes decorativos, como jardins de áreas externas ou em áreas verdes dentro de casa.
A brita branca é uma variação da popular brita cinza. Pode ser utilizada em projetos de paisagismo ou em vasos de plantas dentro de casa ou em uma varanda.
Uma dica para quem vai utilizar em grandes caminhos de áreas externas é se atentar a um cuidado especial. Utilizar uma manta de bidim abaixo da camada de pedras é importante para evitar que as pedras afundem na terra.

FONTE: Mapa da Obra

> Ver a matéria completa


« voltar | versão para impressão | enviar notícia por email | topo